fora-temer

O que a luta pelo Fora Temer tem a ver com a greve dos bancários?

A greve dos bancários acontece em um momento particular. Ao mesmo tempo em que ocorre a paralisação, milhares de pessoas vão às ruas contra o Governo Temer. Foi assim dias antes de começar a greve, com quase 100 mil na Avenida Paulista em São Paulo no domingo (4). E também no dia seguinte ao início da paralisação, quando o dia em que se comemora a independência do Brasil foi marcado por manifestações pelo Fora Temer em todo o Brasil. Mas o que essas mobilizações, que conta com a participação de muitos bancários, têm a ver com a nossa greve?

Com um olhar rápido, poderíamos chegar à conclusão que não tem nada a ver. Mas não é verdade. Muitos ainda dirão que levantar essa bandeira na campanha salarial poderá desviar o foco da luta dos bancários. Mas isso também não é verdade. Pode, inclusive, fortalecer a greve. Vejamos.

Bancários fortalecem o Fora Temer pelas ruas de Natal

Bancários fortalecem o Fora Temer pelas ruas de Natal

A luta pelo Fora Temer aglutina diversas categorias, diversos trabalhadores. Isto porque este governo veio para aprofundar e intensificar o plano de ajuste fiscal e de retirada de direitos históricos dos trabalhadores. A unidade dos trabalhadores, neste sentindo, é mais do que necessária. É a única possibilidade de somar forças para impedir tudo isso. Ao mesmo tempo, apoiar e participar das mobilizações contra este governo é também levar as bandeiras dos bancários para estes atos. Uma bandeira fortalece a outra.

É preciso dizer ‘Fora Temer’ tanto fora da campanha salarial quanto durante. Porque Temer quer acabar com a aposentadoria dos bancários e dos demais trabalhadores. Com os direitos trabalhistas dos bancários e de todos os trabalhadores. Quer sucatear ainda mais, com corte de verbas, a educação e saúde públicas que tanto precisamos. E também, e não menos importante, porque ele quem controla o banco público e que, assim como os bancos privados, não quer atender às nossas reivindicações.

Ser pelo Fora Temer é ser pelo Volta Dilma?
Muitos bancários tem receio de levantar a bandeira do Fora Temer porque não quer que a Dilma volte. Realmente, se o Fora Temer fosse pra Dilma voltar, não resolveria os nossos problemas. Dilma também atacou os trabalhadores. E começou a aplicar o ajuste fiscal. Foi tirada do governo porque era preciso mais rapidez na aplicação do ajuste. Temer veio para acelerar os ataques e aprofundar os planos de austeridade.

Sempre fui oposição de  esquerda ao Governo Dilma. Não queremos que a Dilma volte. Queremos que o povo decida. Muitos setores na manifestação pelo Fora Temer defendem Eleições Gerais já. Acredito que esta deva ser a saída imediata para tiramos o governo ilegítimo de Temer e somar forças por uma alternativa dos trabalhadores independente do PT e da velha direita.