04

Opinião – Greve dos bancários: Em defesa das bandeiras gerais e específicas

Por Dorisval de Lima*

A greve nacional dos bancários foi deflagrada em decorrência da negação patronal de uma série de reivindicações gerais da categoria, e também pela negação das pautas específicas dos trabalhadores em cada Banco. No Banco do Nordeste do Brasil (BNB), por exemplo, existe uma lista “quase quilométrica” de reivindicações, as quais vêm sendo adiadas ano após ano pelas sucessivas administrações do Banco. Apesar desse descaso os trabalhadores do Banco estão firmes e coesos na luta, não se intimidam, e por isso mesmo perseveram na cobrança.

Além das bandeiras de natureza econômica como a reposição das perdas salariais, comum a toda categoria consta também nas reivindicações específicas no BNB: recomposição do plano de cargos e remuneração (PCR), isonomia de tratamento, dignidade previdenciária/saúde, fim do trabalho gratuito e das práticas de dano e de assédio moral, convocação dos aprovados em concurso, reintegração de demitidos injustamente (e pasmem, ainda da época do governo FHC – gestão Byron Queirós), melhores condições de trabalho e de segurança, entre muitos outros itens igualmente importantes, e que exigem resposta positiva.

É fundamental o engajamento de todos, com muita determinação e resistência, no sentido de se buscar cada vez mais a solidariedade de classe e assim fortalecer a greve para garantir conquistas. É necessário, pois, que a diretoria do BNB agende imediatamente negociação específica para tratar sobre as demandas dos seus funcionários.

Embora conste um elenco de reivindicações, algumas são urgentes, não sendo mais possível tolerar postergação, a exemplo da reformulação do PCR, sendo que, qualquer proposta que não contemple algo concreto neste sentido, não há como encerrar o movimento paredista. É esse o recado que deve ficar bem exposto em mesa de negociação com diretoria do Banco do Nordeste do Brasil. Não dá mais para esperar.

(*) Dorisval de Lima é diretor de Comunicação e Cultura da AFBNB

 

Via AFBNB