Ato no Rio de Janeiro

Por que temos que rejeitar a proposta de acordo de dois anos ?

Nas assembleias, os bancários devem rejeitar a proposta de acordo salarial de 2 anos.

a) Em primeiro lugar, toda categoria tem o direito previsto, na constituição e na lei, de todo ano reivindicar melhores salários e condições de trabalho. O acordo bianual nos tiraria esse direito para o próximo ano.

b) O acordo atual é negociado no pior momento econômico do país. Fazer com que ele perdure por dois anos é congelar uma situação adversa.

c) Daremos uma trégua por dois anos ao governo e aos banqueiros, no momento que devemos ter uma pesada reestruturação do setor bancário e varias reformas que atacam direitos.

d) O acordo atual significa que teremos reajuste 1,62% abaixo da inflação neste ano, e que não vamos lutar para recuperar a totalidade dessa perda no próximo ano. O discurso de aumento real do sindicato acabou.

e) Vamos aceitar esse acordo desfavorável no momento em que a gerência média e setores estratégicos do BB e da CEF estão indo para o movimento, situação que não aconteceu durante todas as Últimas greves.

O Comando da CONTRAF/CUT está propondo aceitação da proposta. Achamos um erro dar este cheque em branco aos banqueiros e por isso vamos propor a rejeição. Participe da assembleia e faça valer a sua opinião!

Na foto, o forte ato do Rio de Janeiro em frente à Caixa no 30° dia de greve mostra o fortalecimento da greve.